top of page

A importância de se desenvolver - Programa SEMEAR


As ações desenvolvidas pelo Projeto FAZDI estão em constante mudança. Tão importante quanto a prática, é a teoria. Ao decorrer dos anos de atuação, compreendemos que a reflexão da nossa prática diária é fundamental. Uma reflexão pautada no conhecimento científico.


Hoje, quando olhamos para trás, vemos o quanto progredimos, o quanto a experiência foi agregando às nossas mudanças. Um grande aprendizado que tivemos, foi a definição dos nossos objetivos como OSC. Ofertamos tantas ações e programas, mas todos têm um grande princípio em comum: desenvolver.


O que isso significa? Temos como objetivo ofertar ao nosso público ferramentas para que possam se desenvolver como pessoa, diante de suas necessidades e situações.


Esta forma de trabalhar tem a ver com os ensinamentos que tivemos em nossa história. Temos como desejo que cada pessoa que passa por nós se desenvolva e, com autonomia, siga sua vida, se torne independente. Isso significa que o Projeto FAZDI é um momento na vida daquela pessoa, um momento em que ela se percebeu, se desenvolveu e já pode caminhar com suas próprias pernas.

Há um grande perigo em não trabalharmos assim, pois ao contrário do desenvolvimento e da autonomia, é a dependência. O indivíduo necessitará sempre da orientação, da aprovação e, muitas vezes, que o outro escolha por ele.


O grande desafio e o nosso objetivo é exatamente o oposto, queremos que cada pessoa que passa pelo Projeto FAZDI saia mais confiante, com mais autoconhecimento, dotada de ferramentas que são necessárias para a sua singularidade de vida.


Que ela possa seguir o seu caminho, continuar se desenvolvendo, porque é um processo contínuo. Sempre estaremos aprendendo, repensando, reavaliando... mudando!

57 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page